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COMO PROTEGER OS DADOS DE SEUS CONSUMIDORES UTILIZANDO A LGPD

 

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) foi criada com o intuito de regulamentar o tratamento e proteção dos dados pessoais dos clientes por parte das empresas através dos meios físicos e digitais.

A nova lei exige atenção das empresas para que se adequem às novas normas e afeta de forma direta o cenário comercial brasileiro. Um exemplo disso são as campanhas promocionais que usam dessas informações para aumentar o ticket médio e o número de clientes de uma empresa ou marca.

Por esse motivo o objetivo principal da LGPD é proteger os direitos à privacidade, à liberdade e ao livre desenvolvimento da personalidade. O proposito é que os consumidores tenham controle sobre como suas informações serão utilizadas.

Preparamos esse conteúdo com algumas dicas de como sua empresa consegue proteger os dados pessoais dos clientes que participam de suas campanhas promocionais.

– Relatório de Impacto à Proteção dos Dados Pessoais.

O relatório de impacto à proteção dos dados pessoais é obrigatório segundo a Lei de Proteção de Dados, neste documento são apontados quais são os riscos às liberdades civis e aos direitos fundamentais, como medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco.

Esse relatório deve ser criado antes do início da campanha promocional e a coleta de dados, pois irá direcionar todo o processo de segurança dos dados pessoais mais sensíveis dos seus clientes.

– Processe o mínimo de dados possíveis 

De acordo com a lei LGPD apenas os dados imprescindíveis à atividade proposta deverão ser armazenados e utilizados. Essa medida serve de parâmetro para as empresas, pois no momento em que ela processa menos informações pessoais de seus consumidores, diminui as chances de uma perca de dados ou vazamento acontecer.

– Utilize a tecnologia a seu favor

Os dados que forem coletados durante a campanha promocional devem ser armazenados em ambiente seguro, por isso invista na utilização da criptografia atualizada e em um isolamento de rede, dessa forma somente pessoas autorizadas tem acesso aos dados.

Tenha sempre um backup da base de dados pessoas de seus clientes para impedir imprevistos que causam perdas. Além disso é essencial o controle de acesso, ele deve ser realizado apenas por poucas pessoas que irão trabalhar na verificação e tratamento desses dados.

Ter uma auditoria regular e um rastreamento de todas as transações efetuadas dentro da base de dados dos consumidores são obrigatórios para amenizar os riscos.

– Procure o auxílio de um profissional

Como o dia a dia de uma empresa pede agilidade e foco nos resultados, uma das melhores opções é ter apoio de um profissional especializado na verificação e revisão das práticas da empresa com relação à sua adequação à LGPD.

Todos os princípios da nova lei devem ser praticados no tratamento de dados pessoais dos consumidores que participam de campanhas promocionais, pois contribuindo para o não vazamento desses dados, a empresa preserve sua credibilidade e solidifica sua marca no mercado.

– Evite as penalidades

O descumprimento da LGPD pode gerar algumas penalidades, sendo assim, a empresa corre o risco de sofrer as seguintes sanções:

– Advertência, com a obrigação de aplicar medidas corretivas em um prazo determinado;

– Multa simples de até 2% do faturamento ou multa diária, ambas limitadas a R$50 milhões;

– Ter a infração divulgada após ser apurada e confirmada;

– Ter os dados envolvidos na infração bloqueados ou eliminados;

– Suspensão parcial do funcionamento do banco de dados ou das atividades de tratamento de dados pessoais;

– Proibição total do exercício de atividades relacionadas ao tratamento de dados.

Dessa maneira, a lei afeta diretamente as empresas, uma vez que as sanções podem manchar a imagem, o setor financeiro e até mesmo o funcionamento do negócio. Portanto, é de extrema necessidade entender como aquedar a empresas às regras da Lei de Proteção de Dados.

A plataforma do QR Sorteios está de acordo com as normas da LGPD desde a criação do regulamento, durante a coleta e tratamento dos dados até o encerramento da campanha.

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