Blog

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: Os segredos para fidelizar clientes de pizzarias e restaurantes sem gastar muito

Atrair e fidelizar clientes é essencial para qualquer empresa, principalmente para bares, restaurante e pizzarias. Mais importante que atrair novos clientes é saber como fidelizar os esses clientes alcançados.

Esse é um desafio para os donos de restaurante e pizzarias, pois cliente satisfeito indica seu estabelecimento para outras pessoas, e também pode acontecer o contrário, quando insatisfeito, ele começa a denegrir a imagem de seu negócio.

Você já deve ter presenciado aquele restaurante ou pizzaria sempre lotado e de uma hora para outra os clientes somem! Não somem, algo aconteceu.

Preparamos algumas dicas para quem quer fidelizar clientes e, assim, conseguir mais sucesso e aumentar seu lucro.

1 – Ambiente agradável

Todo mundo gosta de ambientes acolhedores e agradáveis, por isso, o interessante é montar um ambiente voltado ao bem-estar de seus clientes.

Na hora de projetar esse local, pense em um ambiente agradável, que traga conforto e com a decoração de acordo com a proposta de cozinha, cardápio, atendimento e o tipo de cliente que você atende.

Pense principalmente em quem será o tipo de pessoa que irá frequentar seu estabelecimento e monte a decoração de acordo com esse perfil. Coloque ar-condicionado para os dias mais quentes, iluminação que seja condizente com sua proposta e w-fi para a maior comodidade do seu cliente.

Presenciamos casos que o estabelecimento foi totalmente modificado com toda sofisticação e requinte e os clientes sumiram, pois eles estavam em busca da simplicidade.

Nesse exemplo real, poderiam se modernizar sem tirar a proposta da simplicidade que os mantinham fieis, a não ser que o objetivo do proprietário fosse mudar o perfil do cliente atendido. Em resumo, avalie o risco e os objetivos que esteja buscando e não se esqueça, seus clientes poderão ajuda-los nessa decisão.

2 – Peça feedback aos clientes

Você só saberá o que melhorar no seu restaurante se contar com os feedbacks dos clientes. Ao perceberem que você solicitou ou deu atenção às reclamações e ainda fez os ajustes necessários, a tendência é que os consumidores sejam fidelizados. Afinal, todos gostam de perceber que sua opinião é importante.

Pode ser que tenha medo de realizar essa ação, mas é necessário! Deixamos claro que em algumas situações pode ser doloroso para o proprietário, poderá receber críticas sem fundamentos e também muitos elogios que te motivará a fazer seu trabalho ainda melhor.

O importante é recebe-las de coração aberto, não levando para o lado pessoal e simplesmente agradecendo o cliente e dizer algo como “Irei ver o que poderemos fazer” ou um simples “Obrigado”. Em um momento tranquilo, pare e reflita sobre tudo que ouviu, analise quais foram as razões e situações ocorreram e busque ver o que pode melhorar. Com certeza você encontrará o caminho.

Fortalecer os pedidos de feedback e manter um canal aberto e direto de diálogo são ações essenciais para ter esse retorno. Portanto, deixe pesquisas de satisfação próximas ao caixa, disponibilize e-mails para reclamações e esteja disposto a conversar quando necessário.

3 – Utilize programas de fidelidade

É comum que estabelecimentos presentei o cliente com brindes e promoções para que ele possa voltar. Ofereça o famoso cartão fidelidade, programas de cashback ou algum tipo de ação que incentive seu cliente a voltar.

Na hora de planejar esse tipo de ação, leve em consideração qual seu tipo de público e se seu estabelecimento não terá nenhum prejuízo.

A ideia é oferecer vantagens ao seu cliente de acordo com seu consumo, por exemplo, consumiu dez pratos executivos, ganha um prato à escolha do cliente. Desse modo, o cliente se sente motivado a preencher os dez pratos para economizar em um outro.

Outra dica que pode ajudar sua empresa a lucrar é o programa cashback. Com ele, a cada compra que seu cliente realizar, ele ganha um bônus para ser utilizado em seu próprio estabelecimento.

Como esses processos tomam tempo e exige um certo controle, uma opção seriam os aplicativos e programas de fidelidade. Eles ajudarão a automatizar todo esse processo, promoverá um gerenciamento maior mostrará vários indicadores de seus clientes.

4 – Atendimento diferenciado

É imprescindível que sua equipe esteja treinada para um ótimo atendimento. Um cliente, quando mal atendido, nunca mais retorna ao estabelecimento. Por isso, a simpatia dos funcionários é essencial!

Para manter o bom atendimento, é preciso incentivar o seu time de colaboradores. Mantenha a equipe sempre motivada e engajada, oferecendo treinamentos, curso para garçons e ofereça uma boa remuneração pelo cargo.

Em todo estabelecimento sempre tem aquele garçom que se destaca dos demais, use o melhor dele para treinamento dos demais para que o exemplo seja regra. Você vai ver que outros profissionais começarão a se destacar e é necessário ficar atendo a isso para replicar novamente esse conhecimento.

O bom atendimento é uma das principais ferramentas de fidelização de cliente, afinal, todo mundo gosta de se sentir bem acolhido.

5 – Cardápio prazeroso

Possuir um cardápio com opções prazerosas e com apresentação impecável, também ajuda na hora de fidelizar um cliente.

Invista em bons profissionais na cozinha e ofereça pratos únicos e com sabor inigualável. Também é importante treinar a equipe de garçons para que eles saibam oferecer os pratos e oferecer sugestões de acordo com o que o cliente deseja.

Um bom atendimento somado a uma comida saborosa, torna a experiência inesquecível. Devido a isso o cliente, com toda certeza, voltará e ainda irá indicar seu estabelecimento.

Com o avanço da internet, fica cada vez mais fácil denegrir ou exaltar a imagem de seu bar, restaurante ou pizzaria. Páginas de avaliação do estabelecimento e recomendação interferem na hora do cliente escolher onde ir.

Lembre-se, seu cardápio precisa ser atrativo com boas imagens, fácil acesso e bem organizado. Ele refletirá diretamente nos pedidos e também uma das primeiras impressões com o serviço que estará prestando.

Aplicativos com cardápios digitais ou deixa-lo disponível nas redes sociais também são uma excelente pedida.

Gostou das dicas? Então não perca tempo, comece a utilizar essas ferramentas agora em seu restaurante, bar ou pizzaria.

Utilize um sistema de gestão para seu bar, restaurante ou pizzaria. Clique aqui e fale com um especialista!

Escrever um comentário