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Dia dos Pais: Dicas para vender mais no e-commerce

O Dia dos Pais está chegando e com essa data cresce o número de pessoas que buscam por presentes no universo online. O Dia dos Pais é uma das datas comemorativas que mais lucram no comércio eletrônico, perdendo apenas para períodos como Natal e a Black Friday.

No ano passado, em 2018, a data movimentou cerca de R$ 2,1 bilhões em vendas. Para este ano, a expectativa é de que o desempenho seja ainda maior.

Essa é uma ótima oportunidade para as lojas online ampliarem as vendas, que mesmo faltando apenas alguns dias para a chegada da data, ainda é possível se preparar para garantir bons negócios.

Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar você a vender mais no Dia dos Pais 2019.

1 – Defina produtos com alto potencial de vendas

De acordo com a Ebit|Nielsen, o gasto médio dos produtos vendidos pelo e-commerce, em 2018, no Dia dos Pais foi de R$ 409. 

Ainda no ano de 2018, os presentes que mais se destacaram foram livros, smartphones, remédios, tênis, suplementos, TVs e perfumes. Em 2017, os itens mais procurados foram celulares, tênis, vinhos e relógios de pulso.

De acordo com um estudo divulgado pelo Google, as buscam nas últimas semanas que antecedem a data, em sua maioria, são para produtos na categoria de eletro, móveis e smartphones, depois, nos últimos dias, as buscam mudam para calçados, itens esportivos, bolsas e relógios.

Com base nessas informações, a melhor estratégia é reforçar o estoque desses produtos e, ao mesmo tempo, oferecer preços competitivos ou descontos.

2 – Prepare a loja para as demandas

Mesmo que não seja possível prever a quantia que a loja irá vender, é essencial fazer um bom planejamento.  

Caso a loja online está no ar há mais de um ano, é interessante verificar o histórico de pedidos dos anos anteriores para usar como uma referência.

Com base nesses dados é possível reforçar o estoque, comprando um volume maior de produtos.

Também é possível preparar e ampliar a equipe de apoio para dar conta do aumento no número de pedidos, agilizando o preparo e envio das encomendas.

3 – Cuidado com fornecedores

Essa data carrega uma grande carga emocional para o consumidor, pois o produto será dado como presente para um ente querido. Caso o cliente passe por algum tipo de problema, toda a insatisfação cairá sobre a loja, prejudicando sua marca. Por isso, evite falhas juntos ao fornecedor.

Verifique se os produtos apresentam alta qualidade, pois assim, será evitado possíveis quebras ou outras questões que podem ocasionar a devolução do produto. Também vale a pena apostar em itens com um bom período de garantia. Isso deixa o consumidor mais confiante para finalizar a compra.

4 – Aproveite os marketplaces

A maioria dos consumidores realizam suas buscas em sites de grandes redes varejistas. Isso gera oportunidade valiosa para o lojista aproveitar os marketplaces.

Esse tipo de canal de venda aumenta a abrangência geográfica do negócio, pois expõe os produtos para um maior número de consumidores.

Além disso, a venda nos marketplaces apresenta diversas vantagens que favorecem a gestão e o aumento do faturamento nas vendas online.

5 – Envie os produtos dentro do prazo

Assim como qualquer data comemorativa, o Dia dos Pais exige uma data certa para a entrega, por isso, atrasos são inaceitáveis.

Sempre que receber um pedido, o lojista deve fazer o embalo e enviar rapidamente. Informe o cliente o real prazo de entrega, para não gerar frustação. Caso algum problema acontece, informe o cliente rapidamente, apostando sempre na sinceridade.

Se possível, aposte em brindes, mensagens personalizadas, cupons de desconto. Isso, além de melhorar a reputação da loja, ainda fideliza o cliente.

Apostar em entregas eficientes e de qualidade é um caminho fácil e promissor para garantir a fidelização dos novos clientes, o que gera efeitos positivos no longo prazo.

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