Blog

Progressive Web Apps ou nativo: Qual o melhor?

Nos últimos 10 anos ocorreu um aumento significativo no mercado de aplicativo. Desde pequenas utilidades no seu telefone para revolucionar o uso em empresas e sua relação com o público.

 O público usa atualmente 6 vezes mais aplicativos do que sites mobile, além de que quase 60% dos usuários fazem compras regulares por celular.

Atualmente a busca pelo uso do Progressive Web Apps (PWA) cresceu, pois PWAs são, na verdade, um conjunto de ideias que foram agrupadas com o intuito de promover uma melhor experiência para os usuários em dispositivos móveis.

Download e instalação

Para instalar um aplicativo nativo, primeiro é preciso encontra-lo na App Store ou no Play Store, depois de baixa-lo, ainda é necessário instalar e autorizar as permissões do aplicativo. E logo depois é desinstalado, uma vez que um usuário desinstalar um app dificilmente voltará para o app.

Já o PWA não precisa de App Store ou Play Store e nem instalação. Basta o usuário adicionar um atalho para o aplicativo em sua tela inicial. Uma vez adicionado, ele é capaz de enviar notificações e integrar com as configurações do sistema.

Outra vantagem do aplicativo PWA é que não necessitam de muito espaço como um app. Com apenas uma URL, visitantes podem acessar e compartilhar o aplicativo com seus amigos. Também não há é preciso fazer updates, eles sempre mostram a versão mais recente ao carregar.

Funções e acesso ao telefone

Os aplicativos PWA e o Nativo possuem diferenças sobre o acesso do app às funções do telefone. São eles:

  • Notificações push: Ter notificações push aumenta as chances dos usuários engajarem com sua marca. Ambos possuem a função de enviar notificações push.
  • Geofencing: Uma ferramenta de marketing (ou outras aplicações como jogos). Os desenvolvedores definem uma área, um local, quando o usuário entra naquele espaço seu celular recebe notificações push convidando-o para visitar (em casos de estabelecimentos) ou enviando promoções. Essa característica se encontra disponível apenas para apps nativos.
  • SEO: PWAs podem ser achados por meio dos mecanismos de busca. Os aplicativos, por outro lado, só podem ser encontrados em lojas.
  • Espaço no armazenamento: Os aplicativos PWA não necessitam de muito espaço no armazenamento do celular, o que é um ponto crucial para muitos usuários de dispositivos móveis.
  • Atualizações: Enquanto em um app nativo é necessário fazer a atualização das novas versões e correções, o PWA atualiza sozinho e automaticamente.

Então, PWA ou Nativo?

Ambos os aplicativos PWA ou Nativo tem seus pontos fortes e desvantagens. Ao escolher entre eles, leve em consideração, todos os aspectos citados acima.

Ainda possui alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe!

Escrever um comentário