Blog

Como saber se a loja virtual é confiável?

Com o avanço das compras online no Brasil, cresce o número de pessoas que desconfiam na hora de fazer o pedido e adicionar dados pessoais para realizar a compra. É preciso superar esse medo para que as transações digitais possam continuar evoluindo no Brasil.

O sistema de compras eletrônicas foi inventado em 1979 por Michael Aldrich, funcionário da empresa britânica Rediffusion Computers. Desde então, o número de e-commerce no brasil segue crescendo.

Em 2019, por exemplo, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) projeta um faturamento de R$ 79,9 bilhões, com um aumento de 16% em relação a 2018 – é o maior índice desde 2015, mostrando que o setor soube se recuperar da crise econômica no país.

No entanto, quando o assunto é pagamento no meio digital, os brasileiros seguem receosos: 49% deles já sofreram fraudes em cartões de crédito, bem acima da média global de 30%, segundo a ClearSale.

Apesar de existir diversos meios de pagamento, ainda é importante manter uma cautela na hora de realizar a compra. Confira algumas dicas que preparamos para você perder o medo na hora de comprar online.

1- Pesquise o CNPJ da empresa

Pesquise o CNPJ da empresa e veja se há algo suspeito, como processos judiciais e envolvimento com fraudes.

2- Verifique a reputação do site

Veja se existem comentários negativos sobre a loja em sites de defesa do consumidor.  Verifique quem já comprou e se já teve uma experiência de compra, você saberá se pode ou não confiar naquele site em que está pretendo comprar. 

3- Conheça os parceiros da loja

Verifique se a loja possui negócios com outras empresas na Internet, ou seja, se ela é confiável e possui parcerias para atender todos os processos que envolvem a operação de um e-commerce, como a entrega, um dos pontos que mais costuma apresentar problemas.

4- Certifique-se de que a página possui HTTPS

Tente comprar por meios seguros. No mínimo, a página de pagamento, onde você coloca os dados do seu cartão de crédito, precisa ter o certificado HTTPS. Você pode checar também se há o símbolo de um cadeado na barra de endereço.

5- Escolha pagar com cartão de crédito

Se é sua primeira compra, evite o boleto. Escolha métodos, como o cartão de crédito, que permitem a recuperação do dinheiro caso o produto não seja entregue como o desejado.

6- Nota Fiscal

Descubra se o e-commerce emite nota fiscal. Não compre produtos sem nota.

Não deixe que suas preocupações com o ambiente online o impeça de aproveitar as boas oportunidades que as lojas virtuais têm a oferecer. Com planejamento, pesquisa e cuidado, é possível fazer boas compras e adquirir os itens que você deseja por um preço bem mais em conta. Até porque no futuro a tendência é que, com a Internet das Coisas, até mesmo sua própria geladeira possa acessar a rede e fazer as compras do supermercado.

Fonte: E-commerce News

Escrever um comentário