Seu site vende?

Seu site vende?

Confira 5 passos para tornar seu site uma ferramenta de vendas online

 

Todo mundo está cansado de saber o quão importante é a presença digital, ter um website, utilizar as redes sociais, ter um canal de vídeos, etc. O que muitos não sabem é como utilizar todas essas ferramentas para gerar vendas, quando falo em vendas, me refiro a todos os segmentos e, não exclusivamente as lojas virtuais com transações financeiras diretas.

 

No mundo todo, as pessoas iniciam as relações com as empresas visitando primeiramente o seu website, nem que seja para encontrar o telefone, email ou o fale conosco. O sucesso do Google se dá por conta desse comportamento.

 

Há milhões de sites na internet, e mesmo com toda evolução tecnológica e estratégica, ainda encontramos centenas de websites que não contribuem para a imagem da empresa, com linguagem inadequada a persona (público-alvo), conteúdos muito técnicos e por ai vai.

 

Portanto, quero contribuir para que seu negócio cresça de forma sustentável, e para isso ele precisa vender!

 

Com esses 5 passos, vou te ajudar a mudar de ponto de vista e, com isso melhorar as vendas e relacionamento com seus clientes e futuros prospects.

 

Passo 1

Definição do objetivo e público

Procure entender quais os problemas ou “dores” que o público-alvo tem com relação ao seu mercado, e a partir disso, modele a sua comunicação, produtos ou serviços para resolver esses problemas, afinal de contas, é isso que as pessoas ou empresas buscam: uma solução para os problemas. E quando você passa a pensar e criar as estratégias por essa perspectiva o processo acontece de forma mais eficaz.

 

Passo 2

Definição dos CTAs (Call to actions)

Significa chamada à uma ação, ou seja, são funções dentro do website que levam os usuários a realizar ações específicas. Os CTAs podem variar de acordo com os objetivos e metas do site.

 

Alguns exemplos:

• Visitar um página específica;

• Comprar um produto;

• Entrar em contato;

• Assinar uma newsletter;

• Pedir um orçamento;

• Fazer o download de um material;

• Fazer o download de um software;

• Realizar um cadastro.

 

Os CTAs podem ser em forma de botões, banners, links, palavras-chave em vídeos ou podcasts.

O ideal é que todas as páginas do seu site tenha algum tipo de CTA direcionando o visitante.

 

Passo 3

Planejamento do design e a usabilidade

Pensar e utilizar o design para alavancar as conversões, transformando acessos em vendas e tornando a experiência do usuário em algo agradável e eficiente. Faça testes A/B com diferentes designs de páginas para definir qual a melhor apresentação.

 

Passo 4

Tecnologia e automatizações

Para o usuário, não importa como funciona desde que ele consiga utilizar. Mas é importante para você dono do negócio saber qual tecnologia está comprando e quais automatizações são possíveis de serem utilizadas, facilitando a administração do site. Um exemplo são as ferramentas de gestão de conteúdo (CMS) para blogs, gestão de contatos, newsletter, área do cliente, integração com redes sociais, etc.

 

Passo 5

Dispositivos mobile e buscadores

O aumento da quantidade de usuários conectados através de seus dispositivos móveis entre os meses de maio de 2014 e 2015 cresceu de 13,94% para 29,51%, representando um acréscimo de impressionantes 112%.

Diante desses números fica claro a importância do website ser adaptável aos smartphones e tablets. O site mobile pode ter duas configurações: web design responsivo ou URLs separadas para desktop e dispositivos móveis.

Nesta fase, vale testar o site na ferramenta do Google: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/

 

Por último, não deixe de utilizar algum sistema de estatísticas, para medir os resultados e criar indicadores para avaliar as ações e conversões. Eu sempre indico a utilização do Google Analytics, que é muito completo e gratuito.

 

Agora, você já tem os primeiros passos e sabe o que fazer quando for remodelar ou iniciar um novo projeto, correto?

 

Qualquer dúvida ou consideração que desejar sugerir, é só deixar um comentário abaixo.

Até a próxima...

 

Denis Zinetti

CEO na Valore Marketing e Tecnologia

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