Profissionalismo no empreendedorismo

Profissionalismo no empreendedorismo

Como lidar com a falta dele?

 

Quando iniciamos na jornada do empreender, lidamos com fatores adversos como: em qual nicho atuar, como levantar o investimento inicial, fazer o planejamento, melhor ponto comercial, etc. 

 

Mas, o principal é aprender a lidar com a falta de profissionalismo quando o segmento da sua empresa é o B2B, ou seja, quando você vende, seja serviços ou produtos para outras empresas.

 

Por isso é muito importante a elaboração de um bom contrato para que não fique nenhuma dúvida com relação ao que será oferecido ou vendido. Converse com seu advogado de confiança para elaborar ou revisar o contrato em questão.

 

Agora, existe a questão psicológica na situação, quero dizer que sempre ou na grande maiorias das vezes, vai por mim 99% dos casos, o contratante sempre vai achar que você deveria fazer muito mais por ele mesmo com o contrato dizendo o contrário!

 

O que aprendi e venho exercitando ao longo desses 15 anos de carreira, é que o melhor a fazer é nunca vender mais do que você pode entregar. Seja o mais objetivo e transparente possível, logicamente sem comprometer a negociação ou venda. Mas, quanto mais claro você for maiores são as chances de não ter problemas e dores de cabeça futuros.

 

Jamais comprometa a qualidade do seu serviço por conta de uma negociação mal feita, não importa como, faça sempre bem feito, no final sua empresa e consciência só tem a ganhar com isso.

Portanto, dependendo da maturidade da sua empresa, avalie friamente a viabilidade e os riscos em fazer negócio com determinada empresa. Pode parecer loucura o que vou dizer, mas as vezes a melhor opção é não realizar o atendimento.

 

Com o tempo, a sua percepção fica mais apurada para identificar problemas. 

 

O que tem a fazer é acreditar no seu "sexto sentido" e tomar a melhor decisão.

 

Saúde e sucesso sempre!
Denis Zinetti
Sócio-fundador da Valore Marketing

0 Comentários

Deixe um comentário

CAPTCHA security code

Categorias
Youtube

Canal do Youtube.

© 2015 Valore Marketing e Tecnologia. Todos os direitos reservados.