Já ouviu falar em Marketplace?

Já ouviu falar em Marketplace?

Pode ser uma boa opção para criar um canal adicional de vendas

O Marketplace é um eCommerce com conceito de shopping online. A ferramenta disponibiliza dois níveis de acesso, um para os lojistas e outro para os consumidores. Seu principal objetivo é aproximar compradores e vendedores em um ambiente que possibilite criar um canal adicional para incrementar as vendas.

O marketplace pode ser construído para atender a um determinado nicho de mercado ou não. Para quem compra, a experiência de navegação é idêntica à de uma loja virtual, porém com acesso a centenas de vendedores em um único ambiente.

Como funciona o modelo comercial?

O modelo comercial pode variar bastante, mas os mais comuns são: comissionamento sobre vendas, uma mensalidade fixa ou uma combinação dos dois.

Equilibrar oferta e demanda, fazer com que o número de vendedores e compradores cresça de forma equilibrada é o principal objetivo. Os fornecedores querem estar onde há um volume interessante de clientes e, em contrapartida, os clientes só vão utilizar o serviço se houver uma variedade interessante de ofertas.

Quando o cliente busca o eCommerce, há quatro grandes dimensões que procura, opção de compra, preço, conveniência e satisfação com a compra, e o marketplace é um canal capaz de conseguir suprir esses pontos, pois oferece uma vasta variedade de produtos.

E por que pode ser bom para quem planeja vender online?

Se você está iniciando um eCommerce profissional ou já tem uma operação rodando, investindo em equipe de especialistas, contratando empresas prestadoras de serviço, com um plano de negócios bem definido, considere participar de alguns marketplaces como parte de sua estratégia, mas se você está dando os primeiros passos para montar sua loja virtual, ainda inseguro no “como” e “onde” investir, seja devido ao grande volume de informação disponível no mercado, seja pelos diferentes “conselhos”, “dicas” e propostas recebidas com uma variação de preços que você não consegue entender o porquê, sugiro refletir atentamente sobre o investimento e, avaliar a possibilidade de iniciar por um marketplace.

 

Vantagens de vender em um marketplace

Exposição da marca

Como o foco do marketplace é gerar um grande volume de visitantes, isso acaba beneficiando os lojistas na exposição da marca e consequentemente podendo gerar mais vendas.

Investimento acessível

Se levar em consideração o custo fixo de contratação de um vendedor presencial na loja física, o investimento no marketplace passa a ser bem mais atrativo, levando em consideração que terá um vendedor com abrangência nacional, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Sem contar que não precisará se preocupar com a tecnologia, pois toda a estrutura para venda já está pronta, basta o lojista inserir os produtos na “vitrine”.

Retorno X Investimento

A margem de lucro é alta levando em conta o investimento em tecnologia, marketing e mídia que o lojista precisaria fazer para alcançar a audiência de um marketplace.

Aumento das vendas

Com o alto tráfego de visitantes no marketplace, as chances de vendas irão aumentar bem como o faturamento dos lojistas.

Relevância nos sites de busca

Com o grande volume de conteúdo disponibilizado no marketplace, a loja e os produtos ganharão mais visibilidade nos sites de busca, como o Google por exemplo. Isso ajudará com que os consumidores encontrem mais facilmente as ofertas, produtos ou serviços.

Diversificação de público

O lojista poderá vender para um público que não conseguiria atingir somente com a força de venda da loja física. Além disso, novas demandas poderão surgir ampliando a atuação e mix de produtos.

Baixo investimento em Marketing

O marketplace investe pesado em ações de marketing para gerar tráfego de visitantes, com isso o lojista reduz o investimento, podendo planejar apenas ações pontuais mais relevantes para seu negócio.

O marketplace pode representar uma oportunidade de negócio para o lojista e incremento no seu portfólio e vendas, além de ter uma mídia de alto alcance. Lembrando que para o sucesso, seja do marketplace ou do vendedor, o segredo está no nível de serviço entregue, na reputação de cada lojista e na constante preocupação em entregar sempre a melhor experiência de compra para o comprador.

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